Sobre o Livro

Para entender o fascinante mundo da arbitragem de futebol é necessário ir além do conhecimento empírico ou das noções básicas sobre o esporte. Requer uma compreensão do futebol, não apenas na sua origem, história, importância cultural, impacto no mundo dos negócios ou mesmo na paixão que ele move nas pessoas, mas sim, principalmente, na sua essência, seus pilares fundamentais e sua filosofia.

O objetivo do livro não é tratar a história do futebol de forma conclusiva ou muito profunda, mesmo porque, diariamente, surgem novidades infindáveis, nuances e surpresas mais do que agradáveis para os assuntos entre amigos (e desafetos) na rua, no trabalho, na mesa de um bar, enfim, na vida!

O autor buscou, no entanto, contextualizar o futebol para que seja possível entender e conhecer o universo da arbitragem de futebol, suas origens e evolução pelas regras e pelo ofício da arbitragem, sua ciência como atividade profissional, desmistificando, portanto, o seu papel e a maneira como as pessoas se relacionam com a arbitragem e os árbitros.

E como toda guerra tem seus heróis, nada mais justo do que prestar uma homenagem àqueles que batalharam e batalham no campo de jogo, quase que literalmente. Como forma de reconhecimento aos bravos profissionais do apito, o autor biografou 50 dos grandes árbitros e árbitras do futebol brasileiro, quiçá os maiores da nossa história e do futebol mundial.